quinta-feira, 17 de março de 2011

JARDIM JAPONÊS - CEARÁ




O jardim japonês da avenida Beira Mar, em Fortaleza, se a data não for mudada de novo, deve ser inaugurado em junho. Já fui conhecer. Vai virar atração turística. Tem ambientes agradáveis, água, peixes, pontes, árvores, um lugar acolhedor.

A implantação foi orientada por uma nissei, cujo avô foi o criador do primeiro jardim japonês da capital cearense. Em plena segunda guerra mundial, nos anos 40, Juzaku Fujita foi perseguido e humilhado. Chegaram a destruir o jardim de seu único patrimônio alí na Juvenal Galeno, hoje Bezerra de Menezes, perto da praça da igreja Nossa Senhora das Dores. Mas ele não desistiu.

Japonês cresce na adversidade. Estão acostumados a sofrer e dar a volta por cima. Essas cidades destruídas agora por terremoto e tsunami vão ser recuperadas. Não ficará um só vestígio. Ou um só, para lembrar a desgraça.

Foi assim com o velho Fujita em Fortaleza. Suportou a intolerância nos ensinando a cultivar flôres. Como diz seu filho João, Juzaku Fujita: "soube enfrentar todas as dificuldades que amarguraram sua família".

A coordenadora do projeto desse jardim de Fortleza, Silvana Fujita, garante que será uma área de lazer diferente. Terá um templo para meditação, área para prática de ioga e Tai Chi Chuan. Dentro da movimentada avenida Beira Mar, vai ser um espaço destinado ao repouso da mente, um convite à contemplação, transmitindo paz e espiritualidade. Um verdadeiro oásis numa cidade de poucas praças, parques e jardins. Um local para se lembrar a saga de um povo que enfrenta os problemas da vida com trabalho, sem reclamar, sem saquear, com respeito e confiança.

O protesto que alguns andaram ensaiando contra o empreendimento parece mais inveja de quem não teve a ideia de dotar Fortaleza de um recanto bucólico. Que as colônias dos libaneses, dos sírios, portugueses, espanhóis e tantas outras se tomem do mesmo entusiasmo dos nipônicos e espalhem seus jardins por essa árida cidade.

Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Grameira Áreas Verdes uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina