terça-feira, 7 de janeiro de 2014

METRÔS DO BRASIL E DO MUNDO






Metrô de Xangai
A maior rede metropolitana de metrô do mundo é a de Xangai, com 567 quilometros. A segunda maior é do metropolitano de Pequim, com 442 quilometros. O metrô de Nova Iorque possue a terceira maior rede do mundo com 418 quilometros de extensão. O mais antigo metrô do mundo, o de Londres, tem 408 quilometros.


O metrô de São Paulo, com 74 quilometros de extensão, é o maior do Brasil. Em segundo lugar vem o do Recife, com 71 quilometros, seguido pelo metrô de Brasília, com 42,4 quilometros, pelo Rio, com 40,9 km; Porto Alegre: 38,7 km; e Belo Horizonte , com 28,2 km. O metrô de Fortaleza tem 24 quilometros de extensão na sua linha Sul. Prometem construir outras linhas.

Metrô de Moscou
O segundo metrô mais usado do mundo é também um dos mais lindos. Quase sete milhões de pessoas usam o metrô de Moscou todos os dias, atravessando seus 305 quilômetros de túneis que chegam a atingir até 84 metros de profundidade. As estações são magníficas, verdadeiras joias da arquitetura de influências clássicas. A estação de Komsomolskaya, por exemplo, foi construída em 1930 e continua sendo considerada uma das mais antigas e belas do mundo.

A mais antiga linha de Metrô da América Latina é a linha a do Metrô de Buenos Aires. Foi inaugurada em 1913 época em que os gringos começavam achar que a capital do Brasil era Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina