terça-feira, 2 de agosto de 2022

COM A BANDEIRA NOS DENTES

 Wilson Ibiapina


O Ceará é o berço de alguns heróis. Eles se revelaram de muitas maneiras, mas principalmente nas guerras. General Sampaio que foi como soldado raso, lutou em muitas batalhas e sagrou-se patrono da infantaria. 


Outro cearense que virou herói na guerra do Paraguai é João Sorongo. O escritor Rui Pinheiro Silva, em seu livro “O Cavalo de Gonela” recorda esse cearense que era um boêmio que perambulava pelas ruas e botecos da pequena Fortaleza de 1864 . Quando estourou a guerra do Paraguai o governo partiu para o recrutamento “voluntário” para reforçar o pequeno Exército que na época não passava de 18 mil homens. João Sorongo caiu na malha da mobilização que juntou homens rudes do interior, sem a menor experiência militar, despreparados, sem instrução. Foram todos levados de navio para o Rio de Janeiro, onde durante alguns meses receberiam o devido treinamento. Aconteceu que os cearenses não tiveram tempo de passar por essas instruções e foram enviados para o campo de batalha com a coragem e a cara. João Sorongo, ainda em Fortaleza, chegou a receber, na hora da partida, uma Bandeira Nacional que havia sido confeccionada com fio de ouro por moças da sociedade cearense. O escritor Rui Pinheiro conta que ”o boêmio se emocionou, chorou de orgulho e prometeu defender a nossa Bandeira com o sacrifício da própria vida”. Sorongo  mostrou sua coragem em batalhas de Tuiuti, Itororó e do Avaí , onde “a tropa, sem o mínimo preparo militar, caiu numa emboscada e foi dizimada. João Sorongo  foi encontrado pela tropa do major Carolino Sucupira. Estava com as mãos decepadas. Na boca, entre os dentes, apareciam fiapos da Bandeira. Rui Pinheiro diz que “ali estava o bravo cabo-corneteiro que nem a morte fê-lo entregar a Bandeira brasileira”.

 

Estou falando dessa mesma Bandeira que uma cantora filha de brasileiros pisoteou durante um show em São Francisco, na California. Essa senhora de mais de 50 anos é filha do cantor baiano João Gilberto e da cantora  Miúcha. Isabela Gilberto de Oliveira, conhecida como Bebel Gilberto, nasceu em Nova Iorque em 1966. Ela sambou sobre a Bandeira depois que a recebeu de um fã. Ela se desculpou. Não sei se será perdoada. Com certeza será sempre lembrada pelo protesto desrespeitoso. Depois de sapatear sobre a Bandeira, ela cantou a música Bananeira: “Bananeira, não sei / Bananeira, sei lá...”


O boêmio com a Bandeira nos dentes, a cantora com a Bandeira nos pés. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina