terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Gordurinha e seu conjunto - Praça do Ferreira



Por luciano Hortêncio


A Praça do Ferreira, ponto mais central de Fortaleza, é afamada, dentre outras coisas, pelo forte vento que, quando as moças e senhoras ainda usavam saias rodadas e com muito pano, as levantava fatalmente, para alegria e brincadeira da moçada que ficava plantada no cruzamento da rua Guilherme Rocha e Major Facundo, conhecida como a esquina do pecado. 

Gordurinha, compositor baiano e seu parceiro Nelinho, utilizaram esse fato conhecido por todos os fortalezenses e compuseram o divertido baião Praça do Ferreira, em 1961. 

A interpretação é de Gorturinha e seu conjunto. Passados cinquenta anos, Fortaleza, invadida por gigantescos edifícios, já não tem aquele "ventinho bom" que caracterizava toda a cidade e fazia peraltices na Praça. Mesmo assim o local é frequentado por incontáveis fortalezenses, sobretudo ao final da tarde, onde se encontra o pessoal da terceira idade e os aposentados, a fim de bater papo e " tomar uma fresca".

Um comentário:

  1. Que surpresa agradabilíssima estou tendo agora... Entrei no blogspot ao procurar no google informações sobre o Castelo do Plácido. Abri o link da Praça do Ferreira por ter editado o vídeo, porém jamais imaginei que era o "meu" vídeo e informações. Valeu mesmo!
    PS: Tenho muitos vídeos relacionados ao Ceará e Fortaleza, exemplificando com 4 Ases e 1 Coringa, Coral de Câmera do Ceará, Coral do Estado do Ceará, Belchior, etc... Dá uma passadinha pelo meu canal youtube, ok?

    ResponderExcluir

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina