Wilson ibiapina
Brasília chega aos 52 anos. Quem está aqui há mais tempo, nota logo que nem parece mais aquela cidade, inocente, dos anos 60. Em artigo na revista Veja, para mostrar a pureza que já caracterizou a Capital da República, o jornalista Roberto Pompeu de Toledo lembra uma história ocorrida quando a cidade, ainda em construção, abrigava sua população no Núcleo Bandeirante, na época Cidade Livre. Parecia o far west dos filmes americanos. Atraia, como até hoje atraí, gente de tudo quanto é canto.
Uma condessa polonesa, de nome Tarnowska, uma jovem e bela mulher, era a dona do cinema. Um dia, contava ela, ao exibir “ E DEUS CRIOU A MULHER”, as senhoras e senhoritas eram convidadas a deixar a sala no momento em que Brigitte Bardot começava se despir. Terminada a cena de nudez, paravam a projeção, chamavam as mulheres de volta e reiniciavam a exibição do filme. Era o pudor que dominava Brasília.
Assim como se vê nos filmes sobre a conquista do oeste americano, as pessoas que continuam chegando ao planalto central nem sempre estão imbuídas dos melhores propósitos. Teimam em se dar bem por cima de pau e pedra. Chegam como comerciantes, empresários, lobistas e políticos dispostos a qualquer negócio. Essa gente espalha o temor de que, a partir de Brasília, transformem o país numa Cleptocracia, um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”. Segundo o saudoso professor da UnB, Lauro Campos, que foi senador por Brasília, “todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política.

Toninho Malta.
ResponderExcluirCompositor e arranjador cria letras e gingos políticos com a cara que a sua campanha precisa. “Com 20 CDs um pacote promocional” personalizados com a foto do candidato” às músicas tem estilos próprios”.
As músicas têm arranjos e melodias! E-mail: toninho_malta@hotmail.com
Fone: (13) 3467-1394 Atendemos to o Brasil.