segunda-feira, 2 de abril de 2012

VEREADOR NO PRIMEIRO MUNDO





O Brasil se prepara para escolher prefeitos e vereadores em outubro próximo. Como os edis dos municípios brasileiros pensam mais no salário que vão receber do que trabalhar em benefício da população que o elegeu, pedi ao jornalista Frota Neto, que mora na Suíça, para contar-nos como é lá. Veja o depoimento dele:

"Em nenhum dos municípios de toda a Suíça vereador recebe salário. E nem aposentadoria. Isso desde a menor cidadezinha (do tamanho de Ibiapina ou de Ipueiras) até maior delas, que é Zurique.

Aliás foi em Zurique que tive a informação que os vereadores só recebem um jetom por  cada sessão que comparece. Calma, não é sem limite a coisa não.

Em Zurique há, em média, um total de quarenta (40) sessões por ano. É isto mesmo: quarenta sessões por ano. E o jetom por cada sessão é de mais ou menos 200 franco suíços (que no cambio atual dá mais ou menos 220 dólares). Portanto cada um deles teria, no máximo, 8.800 dólares por ano.

Esse é o jetom de Zurique. Em municípios mais pobres certamente o jetom é bem menor (o jetom varia de município para município).

Frota Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina