quinta-feira, 29 de março de 2012

FRANCIS REPERCUTE MILLÔR


Em 1964 (ou 1965), o Francisco Augusto Pontes, também conhecido como Chico Pontes, resolveu encenar a peça do Millôr "Do Tamanho de um Defunto". Juntou um elenco do bom: João Falcão, Misael Fernandes, Lurdinha Martins e o Ednardo "MileUm". Ensaiaram alguns meses, aprontaram tudo. 

Às vésperas da estréia, o Augusto desentendeu-se com todo o elenco (até hoje não sei porque), mandou tirar o nome do cartaz (como diretor) e transferiu a direção para o João Falcão. 

No dia da estréia, fui ver a peça  e sentei ao lado do Augusto. Acontece que, nos momentos mais engraçados, em que o pessoal mais ria, ele me catucava com o cotovelo e dizia: "esse João Falcão é um danado!!!" Só que as marcações eram dele, Augusto. 

A partir daí, o João virou personagem do Augusto. Ele inventava as histórias, dizia que era o João e quando as pessoas duvidavam ele dizia: "o João anda numa crise de criatividade enorme..." 

Em 1966, o Evanry resolveu produzir um  espetáculo, juntando a peça  a um show do Grupo Cactus e fazer um giro pelo interior. Foram a Iguatu, Crato e Juazeiro, se não me engano. Nessa excursão o Misael não pode viajar e  foi substituído pelo Zé Humberto. O Cactus era Rodger, Petrúcio, Renatinho (baterista), Nonato Freire e não me lembro o resto. 

A Lurdinha pode se lembrar de mais histórias. Acredito que foi a primeira peça do Millôr levada ao palco do Zé de Alencar. Em 66 ou 67, o B. de Paiva dirigiu "Liberdade, Liberdade", com Aderbal, Carlinhos, Eliete e mais outra atriz cujo nome não recordo.

Abs.Francis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina