quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NÓS PAGAMOS O PATO




Mario Montessori- Guia italiano
Wilson Ibiapina

Este é o italiano Mário Montessori. Trabalha como guia turístico em Roma e no Vaticano. Além de italiano, ele fala russo, francês, espanhol, inglês, alemão e português.Tem parentes em Recife, onde costuma passar férias. Conhece nosso país e fala nossa língua sem sotaque de Portugal. Um craque na profissão que escolheu. 

Na ponta do guarda-chuva que ele levanta para poder ser seguido pelo grupo de turistas, ele usa várias fitas coloridas. Alguém perguntou-lhe se não achava mais simpático colocar uma bandeira do Brasil. Mário concordou, disse até que até já usou uma bandeira, mas foi obrigado a retirá-la para evitar protestos de italianos que geralmente acabava em incidentes envolvendo brasileiros.



Agora pasme! Os protestos começaram depois que o então presidente Lula, através do ministro do Exterior, Celso Amorim, anunciou que decidiu não conceder a extradição de Cesare Battisti. A decisão teve grande  destaque na mídia italiana e foi duramente criticada pela imprensa, pelo governo e o povo do país.

Cesare Battisti preso no Brasil

Em 1987, Battisti foi condenado pela justiça italiana à prisão perpétua pela autoria direta ou indireta de quatro homicídios, além de assaltos e outros delitos atribuídos ao grupo Proletários Armados pelo Comunismo. O PAC cometeu atos e crimes de terrorismo. Ele era do PAC.

Battisti viveu na França, de onde fugiu para o Brasil para não ser extraditado. Em 2007 o governo italiano pediu a sua extradição, seguindo-se a prisão dele em Brasília.  Em 2009, o Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição mas definiu que a decisão final caberia ao presidente da República. Battisti permaneceu preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, até dezembro de 2010. Em 8 de junho de 2011, o STF decidiu, por 6 votos a 3, pela libertação de Battisti.

É porisso que o Mário trocou a bandeira brasileira pelas fitinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina