terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O ALFAIATE DE HITLER

Hugo - Conhecido como o alfaiate de Hitler


A história está no Google e rola na Web. Chamava-se HUGO; alemão, beirava os 40 anos quando fundou em 1923, em Metzingen, a cidadezinha onde nascera, pequena loja de confecções. Seu objetivo era fabricar roupas para trabalhadores. Seis anos depois abriu falência. Os seus planos quase que não deram certo com o início de uma crise na Alemanha no período da Primeira Guerra Mundial. 
Desesperado, em 1931 ingressou no Partido Nazista – e aí sua vida mudou para melhor. Fornecedor exclusivo dos uniformes negros das SS  (Schutzstaffel), da Juventude Hitlerista e de outras agremiações nazistas ( sempre muito preocupadas com a elegância), ganhou milhões entre 1934 e 1945. Para dar conta das encomendas, a solução foi apelar para a mão de obra – compreensivelmente baratíssima - dos prisioneiros de guerra. Após a derrota do III Reich, foi levado aos tribunais mas pegou penas brandas, condenado a indenizar as famílias dos trabalhadores forçados. 


O nome completo do homem era HUGO FERDINAND BOSS,  HUGO BOSS.  Ele morreu  em 1948. Mas os negócios  continuam vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CEARENSE SURREAL

Wilson Ibiapina Darcílio Lima ainda jovem, no apogeu criativo O cantor e Compositor Raimundo Fagner, que também é pintor, foi quem lembrou-m...