quarta-feira, 12 de setembro de 2012

BARÃO DE SOBRAL FOI O PRIMEIRO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA



Barão de Sobral

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, em evidência por causa do julgamento dos réus do mensalão, segundo ele, o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público da política nacional", será um dos que vão receber a Sereia de Ouro, troféu outorgado pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação a cearenses que se destacaram durante o ano. 

Roberto Gurgel e o jornalista Wilson Ibiapina


Roberto Gurgel substituiu no cargo o cearense Antônio Fernando. Mas teve mais um cabeça chata no comando da Procuradoria Geral. Foi justamente Roberto Gurgel que, a titulo de curiosidade, me disse que o primeiro Procurador Geral também era cearense. Fui atrás para saber quem era e descobri que José Júlio de Albuquerque Barros, primeiro e único barão de Sobral, nasceu na Princesa do Norte em 11 de maio de 1841. Era filho do juiz e ex-deputado provincial  João Fernandes Barros e de Luísa Amélia de Albuquerque Barros.



Foi secretário do governo dos presidentes da província do Ceará Lafayete Rodrigues Pereira e Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo. Deputado da Assembléia Geral do Ceará na 13ª legislatura, de 1867 a 1870. Foi presidente da província do Ceará, nomeado por Carta Imperial. Ficou no governo cearense de março de 1878 até 2 de julho de 1880. Foi também presidente do Rio Grande do Sul.

Após a proclamação da república foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. Por decreto de 3 de março de 1892 foi nomeado primeiro Procurador-Geral da República, exercendo o cargo até morrer em decorrencia de uma hérnia estrangulada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina