quarta-feira, 18 de abril de 2012

AS TORRES DE BRASÍLIA


Wilson Ibiapina
    
Brasília vai ganhar um novo monumento no próximo dia 21 de abril. Projetado por Oscar Niemeyer, a nova Torre de Televisão está em fase de acabamento para ser entregue à população no dia do aniversário da cidade.

Com 150 metros de altura, ela foi erguida na estrada que liga o balão do Colorado ao Paranoá, entre a Academia Nacional de Polícia e o Departamento Cartográfico do Exército.

A Torre tem duas pétalas que abrigarão um café e um salão de exposições. Há também um mirante de onde se pode ver a cidade de Brasília e o Parque Nacional. Acima desse mirante será instalada a antena que distribuirá o sinal digital das emissoras de televisão com canal aberto no Distrito Federal.


A visita que fizemos à torre, acompanhando os diretores da Globo Brasília, foi documentada pelo repórter fotográfico Hermínio Oliveira. Estavam lá, também, diretores do consórcio-construtor e da Terracap. Explicaram que são 24 mil  metros quadrados de estacionamentos e outros 24 mil metros onde estão a torre, os 9 boxes que vão receber os transmissores das Tvs, área para geradores de energia, além de lojas para venda de artesanato, cafés, livraria e outros produtos ligados ao turismo.


O diretor da Terracap, Renato Castelo, disse que o local, que fica a 200 metros acima do Lago Paranoá, será transformado num ponto turístico que deverá se tornar o mais movimentado da cidade, com praça de lazer, espaço para exibição de grupos folclóricos, teatro e shows musicais.


Como surgiu

Toninho Drummond

O diretor regional da Globo em Brasília, Toninho Drummond, cansado de esperar que o Governo do Distrito Federal decidisse fazer uma nova torre para as TVs digitais, já que a atual, que abriga inclusive as antenas de rádios, está completamente lotada, mandou projetar uma antena.


Silvestre Gorgulho e Oscar Niemeyer
Num encontro com o então secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, disse que a Globo não tinha mais tempo e que ia partir para erguer a sua própria torre. Gorgulho pediu um tempo e foi agir. De acordo com o governador, Silvestre foi ao Rio e conversou com o arquiteto Oscar Niemeyer que preparou o projeto. Na verdade, o arquiteto que projetou palácios, igrejas e edifícios de Brasília, sonhava em fazer também uma torre , já que a primeira, que fica no centro da cidade, foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa, o mesmo que fez o Plano Piloto.

O pai da torre
Silvestre Gorgulho, mesmo depois que deixou a secretaria de Cultura, continua acompanhando a implantação da Torre e de todo o equipamento que vai transformar aquela área. Ele foi batizado pelo Toninho Drummond de o pai da torre, por conta do  esforço que empreende até hoje para vê-la funcionando.



Falta  agora apenas o acordo que será firmado entre as televisões e o Governo do DF acertando os termos da ocupação. Logo em seguida as emissoras vão trabalhar na instalação de seus transmissores e compra da antena que será única.


A Torre, que era para ter sido inaugurada quando Brasília completou 50 anos, custou R$ 73 milhões de Reais.

Torre analógica

Fonte luminosa
A Torre de ferro, no eixo Monumental, vai passar por uma reforma para continuar como atração turística. Além da feira de artesanato, que agora está instalada em 500 barracas que funcionam nos fins de semanas e feriados, tem ao lado a praça com a fonte luminosa e, em frente, a escultura “Era Espacial”, de Alexandre Wakenwith.

A Torre de Lúcio Costa foi erguida em 1967 com 224 metros de altura. Numa plataforma que fica a 25 metros do chão está o Museu das Gemas, com mais de 3 mil pedras brutas e lapidadas, entre diamantes, esmeraldas, rubis e outras pedras semipreciosas. Conta ainda com um centro de informações e uma feira permanente de jóias e bijuterias.

Tem espaço também para um restaurante, que deverá voltar a funcionar depois da reforma. O mirante dela, que fica a 75 mil metros de altura, pode receber até 150 visitantes. Agora, a cidade terá duas torres, ambas oferecendo diversão, cultura e arte, além de uma visão privilegiada da cidade.

Vista do mirante da Torre analógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina