sexta-feira, 13 de abril de 2012

FORTALEZA DE TODOS OS TEMPOS





Wilson Ibiapina

Fortaleza faz aniversário dia 13 de abril. A cidade caminha para os trezentos anos, mas nem parece  velha. Está cada dia se renovando, remoçando. Tem passado por tantas mudanças que nem sei mais andar por ela.

Desde que fui embora, no final dos anos 60, surgiram novos bairros, ruas, avenidas. Derrubaram muitos prédios antigos, levantaram uma parede de edifícios ao longo da orla, o que impede que a brisa do mar contemple os bairros e subúrbios mais afastados.

A cidade esquentou também por causa do asfalto. Substituíram o paralelepípedo, que ajudava a escoar a água da chuva, pela língua negra do asfalto que impermeabiliza as ruas e concentra o calor. A Fortaleza do meu tempo veio embora comigo. Só existe na minha memória, na minha saudade.

Vista aérea de Fortaleza em 1937
A cidade, hoje, tem muita gente de fora. Lembro do tempo  que o Augusto Pontes, de brincadeira, pedia: "vamos fingir que não nos conhecemos para o  turista achar que a cidade é grande". Foi-se o tempo em que todo mundo se conhecia.  Não tem mais nem sombra da cidade que desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú , que só é visto hoje, fininho, no beco dos Pocinhos e no quintal do Palácio do Bispo, onde é a prefeitura.

Moro em Brasília, a 2.285 quilômetros de Fortaleza, uma distância que aumenta com a saudade.  É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A violência, agravada pela falta de educação do povo, não afastou os turistas. É um dos destinos  mais procurados no Brasil.

Grande, vistosa, nem imita aquela Fortaleza acanhada, de cadeira na calçada. Está se preparando para ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Tem uma preocupação: quem vai  eleger em outubro  para comandar seu destino? Tem muita gente com projeto pessoal querendo ser prefeito. O lema de Fortaleza está no seu brasão:  Só depois de velho fui saber que aquela palavra em latim "Fortitudine",  quer dizer "Força, Valor, Coragem."



Litoral leste da cidade, onde seria construída a Avenida Beira Mar (foto dos anos 30 com vista a partir do Mucuripe)

Foto do litoral leste da cidade, onde futuramente seria construída a Avenida Beira-Mar

Praça do Ferreira em 1920, onde podemos ver, ao fundo, o prédio do Cine Majestic 



Vista aérea de Fortaleza em 1956



Praça José de Alencar quando era o principal terminal de ônibus da cidade

Praia dos Diários na segunda metade dos anos 60


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina