segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O SISTEMA

Francis Vale

Antigamente, quando alguém empregava o substantivo masculino “sistema”, este vinha imediatamente seguido de um adjetivo : “econômico”,” financeiro”, “de processamento de dados”,“planetário” etc.

Nos dias de hoje, o “sistema” está sozinho em todas as bocas e serve de desculpas para incompetências e malandragens.

Ligo para a empresa telefônica e reclamo do atraso do boleto. A moça promete enviar por e-mail, mas sem fixar nova data para pagamento. Pergunto por que não atualizar a data. Ela diz que o “sistema” não permite. Pago o novo boleto na lotérica. No mês seguinte, lá vem a multa e os juros. Porque o “sistema” não permitiu nova data de pagamento. Paguei atrasado porque o boleto não chegou. E mesmo assim fui multado. Porque o “sistema” não permitiu a alteração da data.

Desisti de ter a conta do cartão de crédito em débito automático no banco. O rapaz do banco me diz que o “sistema” não permite que ele faça a alteração. Eu tenho que solicitar à empresa do cartão para que esta determine que o banco suspenda o débito em conta. É como se a empresa do cartão mandasse no banco e na conta do cidadão. Porque o “sistema” não permite que o banco suspenda o débito automático sem a ordem do cartão de crédito. Mais uma vez, o “sistema” em ação.

Acontece uma ameaça de greve dos aeronautas e aeroviários. Desisto de viajar de avião. Vou à empresa aérea e tento cancelar a viagem , sem pagar multa. A moça diz que o “sistema” não permite que isso aconteça. E, se houver a greve, a culpa não é da empresa. Só faltou dizer que a culpa era minha.

Pra onde a gente se vira tem alguém colocando a culpa no “sistema”. Acontece que os vetos do “sistema “ favorecem só esse povo mesmo: empresas telefônicas, companhias aéreas e bancos . E haja multas e juros indevidos em cima de nós. Afinal, eles comandam O SISTEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina