quarta-feira, 30 de maio de 2012

COISAS DO ALÉM” SEMPRE ATORMENTARAM O CEARÁ





Wilson Ibiapina

Ninguém sabe o que está acontecendo em Itatira, município cearense que fica a 220 quilômetros de Fortaleza. Um fenômeno paranormal está mexendo com alunas da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa. Fica no distrito de Cachoeira BR. As meninas, entre 11 e 19 anos, ficam em transe, agressivas, falam grosso e não se lembram de nada quando voltam ao normal.

Não é de hoje que o Ceará vive em contato com fenômenos sobrenaturais. Desde menino que ouço falar em histórias de assombração. O cearense impressiona-se, acredita e, gosta tanto, que o jornalista Edmundo Vitoriano ficou famoso nos anos 50 e 60 escrevendo um programa que a Rádio Iracema de Fortaleza apresentava toda segunda feira, “Meia noite, feche a janela, trave a porta, apague a luz. Silêncio. Edmundo Vitoriano, sentado na catacumba número 13 apresenta.. Assombraçãaoooo”

Era de arrepiar. Histórias de almas, que desciam de taxi na porta do cemitério São João Batista. Não faltavam as histórias de lobisomem, mula-sem-cabeça, tudo que alimentava a crença popular. Algumas inventadas por ele, outras enviadas pelos ouvintes.


Quando menino em Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, ouvia comentários sobre uma casa mal-assombrada na vizinha cidade de São Benedito. O fogão pegava fogo sozinho, quadros caiam das paredes, panelas e cadeiras voavam pela casa da família Ximenes. Nunca deram uma explicação científica, ficou como coisa do diabo mesmo.

Em Fortaleza, no início dos anos 60, os moradores do populoso bairro de Itaoca foram tomados pelo medo com a notícia de que o capeta estava aparecendo por lá. A imprensa encarregou-se de divulgar as estripulias do cão de Itaoca, como logo foi batizado..

Foi nessa época, no auge do rádio, que os jornalistas Ciro Saraiva, Paulo Limaverde e Oliveira Ramos deram asas ao imaginário popular com histórias do outro mundo. Foram craques na criação de causos que eram dramatizados e apresentados por radioatores e radioatrizes na programação de almoço das emissoras. Eles povoaram a lenda urbana de fantasmas, o monstro da lagoa verde e outros seres que ameaçam pacatos cidadãos.

Agora, quem entra no noticiário é o município de Itatira. O mistério que atinge adolescentes está sem explicações da medicina. O povo tem certeza que é assombração. As alunas sentem dores musculares, sufoco no sistema respiratório, palidez, calafrios, a pressão sobe e elas ficam com medo de morrer. Há algum tempo, três alunos da escola morreram em acidentes e já há quem ache que são eles que estão pedindo reza. Os pais das meninas, atônitos, temem pelas filhas. Veja os depoimentos de algumas delas, que estão no blog Canindé Agora:


ANDRÉIA ALVES MARCOLINO - de 16 anos, disse que vem sendo perseguida por este fenômeno há um mês. ‘’É tudo muito rápido, começa com um calafrio, depois as mãos ficam trêmulas, os batimentos do coração ficam acelerados, dar sede, um sufocamento toma conta do torax, as pernas não seguram o corpo e aos poucos vem o desmaio. Quando volta ao normal não da para relembrar de nada’’, narra Andréia.

MARLEI ALVES MARCOLINO – 14 anos, diz que as coisas acontecem em série. Quando tudo começa dar uma dor no peito, um arrepio, uma agitação que dar vontade de correr, gritar e pedir para não morrer. ‘’A gente desmaia, perde o sentido e o que pior fica com a voz conturbada. No dia que aconteceu comigo, a professora disse que mais seis alunas sofreram o mesmo ataque’’, falou Marlei.

FRANCISCA DIANA LÔBO LOIOLA – 18 anos, chora ao falar. ‘’De imediato dar um nervosismo, fiquei tonta, me bateu um suor frio, a voz fica enrolada e grossa e a força que penetra na mente perde que reze missa e faça orações porque ele não vai ficar satisfeito enquanto não realizar a sua missão. É uma adrenalina muito forte. Estou com muito medo de voltar à sala de aula.”


O que está acontecendo na Escola Eduardo Barbosa? Ufologia, espiritualidade ou histeria coletiva, esse distúrbio psicológico em, que um grupo de pessoas passa a ter, ao mesmo tempo, um comportamento estranho ou adoece sem uma causa aparente?
Caso não apareça uma explicação plausível, o povo vai colocar esse caso de Itatira na longa lista de assombrações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina