quinta-feira, 10 de maio de 2012

JORGE AMADO E O NETO QUE QUER SER VEREADOR



Wilson Ibiapina
 
Fui à TV Senado acompanhar o advogado Ricardo Bacelar que daria entrevista sobre o ensino de música nas escolas, agora obrigatório. Enquanto aguardava que ele terminasse a entrevista, fiquei conhecendo Jorge Amado Neto , que também foi ouvido sobre o centenário do avô.

Jorge Amado, que morreu  no dia 6 de agosto de 2001, estaria completando cem anos dia 10 de agosto próximo. A data vai ser festejada durante o ano em várias partes do mundo. Aqui no Brasil as homenagens já começaram. Entre as festividades estão: o filme Capitães da Areia, da cineasta e neta do escritor Cecília Amado, que estreou nos cinemas de todo o país; a peça Dona Flor e seus dois maridos, que entra em cartaz no Rio de Janeiro; e a editora Companhia das Letras lança uma caixa que reúne os quatro livros das mulheres de Jorge, além de preparar uma programação com edições especiais, como o livro inédito de cartas que Jorge trocou com Zélia enquanto estava no exílio. Em Salvador, Jorge Amado será tema do carnaval de 2012 no famoso circuito Barra-Ondina. E a escola Imperatriz Leopoldinense também homenageia o escritor com o samba-enredo baseado em suas obras.

Jorge Neto se diz particularmente emocionado e feliz ao ver o povo da Bahia demonstrando tanto afeto pelo escritor. Ele afirma que o avô deve tudo ao povo da Bahia, que lhe deu os personagens, que lhe inspirou. A experiência que viveu está retratada em seus romances, desde o primeiro , “ O País do Carnaval”, de 1931.

Jorge Amado Neto  é um jovem de  28 anos apaixonado pelo avô. Conhece toda a sua obra. E lembra emocionado da infância que viveu na casa dos avós em Salvador. Apanhava frutas no quintal e ia vendê-las ao avô.

– Você está me vendendo as frutas que plantei no meu quintal? Você vai ser um comerciante.

Depois o neto as pedia de volta para saboreá-las. Jorge Amado ficava embevecido com a esperteza do neto negociante. Só que o neto enveredou pelo caminho do direito  É advogado e professor, especialista em Direito Público e mestrando em Políticas Sociais.  Atua nos bairros de Salvador para onde leva os alunos para fazer mediação e arbitragem. E agora, decide entrar na política. Pretende se candidatar a vereador em Salvador pelo PP. O acesso à justiça será uma de suas bandeiras de campanha. Acredita que o povo não aguenta   mais os políticos que não cumprem com a palavra, sem postura ética e moral.

O neto do mais ilustre escritor da Bahia afirma que o povo clama por mudanças, pelo fim da corrupção e do amadorismo e diz que é necessário se livrar dos políticos contaminados. A festa do centenário de Jorge Amado poderá motivar ainda mais o eleitorado baiano a alavancar a candidatura de Jorge Neto.

Um fato curioso contado também pelo neto nesse rápido encontro na Tv Senado: 

A obra  de Jorge Amado  é lida e analisada em todo mundo. Não podia ser diferente na Bahia, onde vez por outra é tema nos exames   de português nos  vestibulares. Pois foi uma dessas provas que o filho do escritor, João Jorge, levou pra casa  e pediu que o pai respondesse os três quesitos sobre a obra dele . Pegou uma caneta e, com a autoridade de criador, em pouco tempo devolveu o papel com as respostas. Estavam erradas. Os professores que elaboraram a prova davam uma outra interpretação aos personagens e ao significado das palavras, mudando completamente o que o próprio Jorge achava que era.
 
Isso lembra a história que se conta de Charles Chaplin. O gênio inglês passava em frente a um teatro em Londres e viu que estavam escolhendo o melhor imitador do vagabundo  Carlito, que ele imortalizou no cinema. Resolveu participar e, para sua surpresa, ficou em terceiro lugar. Olha só como Chaplin chegou a definir as platéias que praticam esse tipo de julgamento: “Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça.”

Mais informação sobre o escritório baiano estão no site “www.centenariojorgeamado.com.br

Um comentário:

  1. De fato a Bahia clama por uma politica mais séria, mais verdadeira e sem a ideia de continuidade, chega de cargos hereditários e de políticos que se acham em cargos vitalícios, espero que de fato tenhamos uma renovação e vejo o jovem Amado Neto como uma boa proposta.

    ResponderExcluir

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina