terça-feira, 12 de julho de 2011

PEQUENO AYRTON, 62 ANOS DE VIDA ARTÍSTICA







Nesta quarta-feita, 15 de julho de 2011, Ayrton Rocha completa 62 anos de música. Bem que o pai dele, seu Campoamor Rocha, tinha razão:

"MEU FILHO QUANDO PEQUENO

DO BERÇO SALTOU GRITANDO

FEZ LEMBRAR-ME UM PASSARINHO

QUE SAI DO NINHO CANTANDO".

E é o próprio Ayrton Rocha quem fala do Pequeno Ayrton:

“ERA O ANO DA GRAÇA DE 1949, DO DIA 15 DE JULHO, AOS 9 ANOS DE IDADE, QUANDO COMECEI A CUMPRIR A PROFECIA DE MEU PAI, INTELECTUAL E MEU POETA MAIOR. E FOI ATRAVÉS DA MINHA MÚSICA QUE GANHEI O MUNDO E DESCOBRI A BELEZA DO AMOR, DA POESIA, DA COMPOSIÇÃO E DA LITERATURA.

FOI ATRAVÉS DA MINHA VOZ QUE CONQUISTEI AMIZADES E ADMIRADORES.

FOI ATRAVÉS DA MINHA MÚSICA QUE FIQUEI ÍNTIMO DOS PASSARINHOS E DESCOBRI COM A MELODIA DO SEU CANTO, CADA NOTA MUSICAL.

FOI O MEU CANTO QUE ME LEVOU AO JARDIM DAS ROSAS E DAS FLORES E SEU PERFUME ME LEVOU A MULHER AMADA E A MINHA POESIA.

FOI MINHA MÚSICA QUE ME FEZ FLUTUAR COMO GAIVOTAS SOBRE AS ONDAS DO MAR SERENAS E TANTAS VEZES TORTUOSAS NA MINHA VIDA E DESCOBRIR OS RAIOS DO SOL.

FOI MINHA VOZ E MEU VIOLÃO QUE ME LEVOU AS SERENATAS E ME APRESENTOU A LUA EM SUA NOITE MAIS CLARA.

POR CAUSA DA MINHA MÚSICA EU CHEGUEI A POESIA, E NOS MEUS POEMAS, DERRAMAR AS LÁGRIMAS DA MINHA SAUDADE E DA MINHA DOR, DA MINHA AMADA FILHA FERNANDA, QUE APENAS AOS 37 ANOS, SE TRANSFORMOU NA MINHA MAIS LINDA ESTRELA DO CÉU, ILUMINANDO A TRISTEZA DA MINHA ESTRADA. O QUE SERIA HOJE DE MIM, NA MATURIDADE DE MINHA VIDA, ONDE JÁ VEJO COM OS OLHOS MOLHADOS, O SOL TRISTE NO POENTE, SEM MINHA MÚSICA E MEU POEMA DE AMOR?"

Além de interprete, Ayrton é compositor, o que lhe deu prestígio e ajudou a transitar entre os

cantores do passado, como Nelson Gonçalves, Orlando Silva, e compositores como Braguinha, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Tito Madi, Billy Blanco. Era visto como um da turma.

Durante anos abraçou a publicidade e o jornalismo como profissão, mas sem esquecer a música que lhe deu nome e projeção. Ainda hoje continua gravando e cantando para amigos.

Sobre os 62 anos de carreira, ele brinca:

“ DIA 15, É DIA DE FESTA NO CÉU. É DIA DE COMEMORAÇÃO, ONDE MINHA FILHA FERNANDA PRODUZ UM SHOW EM MINHA HOMENAGEM COM A PARTICIPAÇÃO JÁ CONFIRMADA, DE MEU AMIGO TOM JOBIM, DO MEU AMIGO BILLY BLANCO QUE ACABOU DE CHEGAR, DO LUPICÍNIO RODRIGUES, DO NELSON GONÇALVES E TODOS BONS AMIGOS DA BOA MÚSICA.

OBRIGADO MINHA TURMA BOA AÍ DO CÉU. OBRIGADO FERNANDINHA AMADA.MEU BEIJO A TODOS AQUI DA TERRA TAMBÉM.”

AYRTON ROCHA, O PEQUENO AYRTON







Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CEARENSE SURREAL

Wilson Ibiapina Darcílio Lima ainda jovem, no apogeu criativo O cantor e Compositor Raimundo Fagner, que também é pintor, foi quem lembrou-m...