domingo, 14 de fevereiro de 2016

CADA MACACO NO SEU GALHO




Wilson Ibiapina

Laurence Peter foi um educador e administrador canadense, que morreu em 1990. Ficou mundialmente famoso pelo livro Principio de Peter, que no Brasil ganhou o título de "Todo Mundo é Incompetente. Inclusive Você". Ele, que se intitulava um  "hierarquiologista", afirma no livro que em uma hierarquia todo empregado tende a subir até seu nível de incompetência. 

Entre os muitos exemplos cita o de um operário de uma indústria qualquer. Realiza tarefas braçais com alto nível de produtividade. Sua pontualidade e respeito à hierarquia resultam em sua promoção para o cargo de chefia. Um desastre. Não supervisiona seus subordinados nem faz com que cumpram suas jornadas de trabalho. Um jornalista é excelente repórter. Tão bom que resolvem promovê-lo a chefe de redação. Na nova função,não consegue fechar uma pauta nem cobrar  matérias dos antigos colegas.
 
Isso tudo me faz lembrar um jornalista cearense que por pouco não virou um próspero empresário do agronegócio. Tudo começou quando ele comprou  um extenso terreno. Depois, com financiamento do BNB, adquiriu milhares de mudas de urucu ou urucum, uma árvore nativa na América que serve para temperar comida, o famoso colorau. Suas sementes são consideradas medicinais, fornecendo vitaminas e usadas no tratamento de problemas estomacais, vermes e hemorroida.

Contratou um verdadeiro exército de trabalhadores pra fazer o plantio, embora nenhum deles tivesse a mínima experiência. Até São Pedro ajudou, mandando chuva na época certa. Mas aí aconteceu o inesperado. As mudas de  urucum, ao invés de crescer, perderam o vício, começaram a murchar. Bastou o exame de um técnico para descobrir a  causa. As mudas foram plantadas dentro dos saquinhos plásticos em que nasceram. As raízes  não conseguiram fixar-se ao solo.

O jornalista ficou com o prejuízo e a lição: não se meta com o que não conhece.  O Principio de  Peter mostra que a aptidão das pessoas pode mudar bruscamente, fazendo com que elas atinjam um nível de incompetência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina