terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Gordurinha e seu conjunto - Praça do Ferreira



Por luciano Hortêncio


A Praça do Ferreira, ponto mais central de Fortaleza, é afamada, dentre outras coisas, pelo forte vento que, quando as moças e senhoras ainda usavam saias rodadas e com muito pano, as levantava fatalmente, para alegria e brincadeira da moçada que ficava plantada no cruzamento da rua Guilherme Rocha e Major Facundo, conhecida como a esquina do pecado. 

Gordurinha, compositor baiano e seu parceiro Nelinho, utilizaram esse fato conhecido por todos os fortalezenses e compuseram o divertido baião Praça do Ferreira, em 1961. 

A interpretação é de Gorturinha e seu conjunto. Passados cinquenta anos, Fortaleza, invadida por gigantescos edifícios, já não tem aquele "ventinho bom" que caracterizava toda a cidade e fazia peraltices na Praça. Mesmo assim o local é frequentado por incontáveis fortalezenses, sobretudo ao final da tarde, onde se encontra o pessoal da terceira idade e os aposentados, a fim de bater papo e " tomar uma fresca".

Um comentário:

  1. Que surpresa agradabilíssima estou tendo agora... Entrei no blogspot ao procurar no google informações sobre o Castelo do Plácido. Abri o link da Praça do Ferreira por ter editado o vídeo, porém jamais imaginei que era o "meu" vídeo e informações. Valeu mesmo!
    PS: Tenho muitos vídeos relacionados ao Ceará e Fortaleza, exemplificando com 4 Ases e 1 Coringa, Coral de Câmera do Ceará, Coral do Estado do Ceará, Belchior, etc... Dá uma passadinha pelo meu canal youtube, ok?

    ResponderExcluir

UM CEARENSE SURREAL

Wilson Ibiapina Darcílio Lima ainda jovem, no apogeu criativo O cantor e Compositor Raimundo Fagner, que também é pintor, foi quem lembrou-m...