quinta-feira, 25 de setembro de 2014

QUANDO SE TEM O MESMO NOME



Não é que acabo de localizar cinco pessoas no Face com o meu nome: Wilson Ibiapina, de Araçatuba; Wilson Ibiapina,do Instituto Federal do Piaui, residente em Terezina. Outros três moram em São Paulo. 

Não sei se meus parentes, pois nasci em Ibiapina, no Ceará. Fui batizado como José Wilson Ferreira Ibiapina e desde os anos 60, quando comecei a trabalhar como jornalista assino Wilson Ibiapina. Meu tio Raimundo, irmão de meu pai, ainda jovem, saiu do Ceará e foi morar em São Paulo.Tinha um filho Wilson. Será que algum desses é ele? O engraçado é que nem eu nem eles se interessaram, até hoje, em tentar descobrir se existe algum parentesco entre nós. 

E eu que achava meu sobrenome raro. Trata-se de uma palavra indígena, tupi, e significa terra cultivada. O meu Ibiapina vem da cidade do mesmo nome, na Serra da Ibiapaba, onde habitavam os índios Tabajara. Eles eram comandados por dois caciques famosos. Diabo Grande (Juruparaçu)  na área onde estão hoje os municípios de Ibiapina e Ubajara. Ele resistiu a colonização pretendida por Pedro Coelho, em 1603. A outra tribo Tabajara ficava em Viçosa do Ceará e era comandada por Mel Redondo (Irapuan). A lendária Iracema, criada por José de Alencar, era lá de Ibiapina, filha de Araquém, pajé da tribo, que era pai também de Caubi. O Cacique Irapuan era apaixonado por Iracema, que, por sua vez se encantou pelo guerreiro Branco, o português Soares Moreno. Iracema morreu de parto e Soares Moreno voltou para Portugal levando seu filho Moacir (filho do sofrimento). Dizem que é por isso que o cearense é nômade. O primeiro que nasceu foi embora. José de Alencar usou o livro Iracema para dar uma explicação poética para as origens do Ceará. Iracema, a virgem dos lábios de mel, virou símbolo do Ceará e o filho dela com o colonizador português representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CEARENSE SURREAL

Wilson Ibiapina Darcílio Lima ainda jovem, no apogeu criativo O cantor e Compositor Raimundo Fagner, que também é pintor, foi quem lembrou-m...