sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CHAPÉUS DOS PIABAS


A nossa coleção de chapéus e bonés, que você está vendo aí atrás de mim, foi adquirida ao longo dos anos.

Já foi mostrada pelo Macário Batista num programa de televisão. Os bonés chineses foram usados por atores do filme Guerrilha no Araguaia, dirigido por Ronaldo Duque. Foram requisitados pela Carminha de Souza, cenógrafa do filme. Muitos deles pertencem a Edilma, que também curte..

Este que estou usando é um legítimo Indiana Jones, que consagrou o ator Harrison Ford. Ele usa desde "Os caçadores da arca perdida", o primeiro filme da série, de 1981. Mas tanto o dele como este meu foram fabricados no interior de São Paulo, mais precisamente em Campinas.

Na coleção estão dois akubras, chapeu feito de pele de coelho, tradicional na Austrália, de onde me foram enviados por Matheus, um amigo de lá. Aqui quando um joven completa 15 anos ganha uma festa. Na Austrália ganha um Akubra.

Tenho um de palha, tipico do Vietnam ,usado por plantadores de arroz e vietcongs, aqueles guerrilheiros que derrotaram os americanos. Um dos bones foi adquirido no paralelo 38, a linha imaginária que está a 38 graus ao norte da Linha do Equador e que divide a Coreia do Norte da
Coréia do Sul, separadas desde a guerra de 1950. Lá tem uma botique americana.

O preço do bone é pequeno. Caro é a passagem pra gente ir lá buscar um.

Um comentário:

  1. Grande José Wilson,
    Fiquei aterrorizado ao saber que vc tem também, em sua coleção de chapéus, dois akubras, feitos de pele de coelho. Afinal, são meus parentes australianos.
    Grande abraço
    Aristides Coelho Neto

    ResponderExcluir

Homenagem 80 anos Wilson Ibiapina